domingo, 3 de abril de 2011

Yerma VIII - O Mito de Perséfone

O Regresso de Perséfone

Perséfone, bela donzela, era filha da deusa da colheita, Deméter. A bela jovem ajudava sua mãe a manter o fogo sagrado. As duas viviam em grande paz  e felicidade, de modo que eram grandes amigas.
Com muitos pretendentes, contudo, Hades, o deus dos infernos, ao avistar a doce Perséfone, caiu de amores pela jovem. E rasgando as entranhas da terra, veio à superfície com sua negra carruagem e raptou Perséfone, levando-a para morar com ele no submundo.
Deméter se pôs a chorar e muito triste não teve mais vontade de cultivar a terra. Houve então que nessa época a humanidade passou por um grande período de seca e infertilidade do solo. As pessoas não tinham mais o que comer e iniciou se uma época de grande fome.
Zeus, compadecido da pobre mãe e da situação dos mortais, pediu a seu  irmão que devolvesse a menina à deusa.
Hades, gostando imensamente da companhia de Perséfone e nem um pouco inclinado a devolvê-la, usou de um estratagema respondendo: "Sim, ela pode voltar a morar com a mãe, desde que daqui do submundo nada tenha ingerido", sabendo  de antemão que sua amada já havia ingerido uma romã e, assim, não precisaria devolvê-la.
Deméter então se pôs a chorar lágrimas de  grande dor e, compadecido ao ver a sogra, Hades fez o seguinte acordo: Perséfone passaria seis meses com ele e seis meses com a mãe.
Não tendo outro jeito, Deméter aceitou o acordo. De forma que até hoje, quando Perséfone desce aos infernos para ficar com seu esposo, sua mãe entra em grande tristeza e deixa de cultivar a terra, e entramos então no outono e inverno. Ao retornar, a alegria de Deméter é tanta que retorna a cultivar o solo, e iniciam-se a primavera e o verão. Tempo de cultivo e renascimento.
____
Não tem jeito, Yerma atualiza Perséfone e estamos diante de um drama agro-lunar? Ao anotar, nas primeiras indicações cênicas, que Yerma desperta com uma "alegre luz de manhã de primavera", Lorca nos diz que um novo ciclo começa: Yerma cultivará e fecundará. Vamos arrumar um jeito de dizer isso nos termos teóricos, inventariando os mitemas da constelação do mito, pelas imagens do regime noturno sintético. Ah, vamos, mas, primeiro, vamos estudar a) o drama agro-lunar e o mito de Perséfone.

Imagem: Google images (paideia.blog.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário