quinta-feira, 26 de maio de 2011

Entrelugar de aprender


"O corpo que faz uma travessia aprende, decerto, um segundo mundo, aquele para o qual se dirige, onde se fala uma outra língua, mas ele se aproxima sobretudo de um terceiro mundo, aquele pelo qual transita", Michel Serres, Le Tiers-Instruit;

"A dimensão local de que eu falo é muito mais perto da temporalidade que da historicidade; é uma forma de vida ao mesmo tempo mais complexa de uma 'comunidade', mais simbólica de uma 'sociedade', mais conotativa de um 'país', menos patriótica das pátrias, mais retórica da razão de estado, mais mitológica de uma ideologia, menos homogênea da hegemonia, menos concentrada da cidade, mais coletiva do 'sujeito', mais ligada à psique da civilização e, enfim, mais híbrida no desenvolver as diferenças culturais e as identificações [...]. Precisamos de um outro momento de escrita, à altura de manifestar as interseções ambivalentes e quiasmáticas de tempo e lugar que constituem a problemática experiência 'moderna' da nação ocidental", Homi K. Bhabha, DissemiNation: time, narrative, and the margins of the modern nation, citados por Ettore Finazzi-Agrò em Um lugar do tamanho do mundo.

Imagem: Google images (A cidade de Ouro Preto-MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário