domingo, 28 de agosto de 2011

Caminhos


Januária-MG, janeiro de 2010

Alguns espaços

Para mim, neste momento, há pouquíssimas alternativas teóricas. Meu espaço é mítico, ou, para forçar uma aproximação mais simpática, metafíco. Não há uma criatura conhecida minha que estude isso seriamente em literatura. Nem eu quero encontrar. Desculpa, talvez queira. O problema é que o que encontro não tem dado conta das minhas expectativas. Além do mais, já disse: minha perpectiva é mítica. Vou além e agora digo: mítico-reliogisa. Então leitura poética e mítico-religiosa. Não achem graça, por favor, mas quero fazer isso num âmbito de estudo que está ainda querendo se alinhar às “ciências” e que sequer tem consenso sobre o que seja o seu objeto. Literatura que ser quer “literariedade”? Mas então eu iria para a Línguística, que não se importa com isso e se relaciona mais apaziguadamente com a História, a Antropologia, a Sociologia... Quero Literatura e não tenho dificuldade, se for preciso, de me relacionar com essas outras disciplinas. Ainda acrescentaria a Psicologia Analítica, a Alquimia, o Tarô, Vedas, Xamanismo... Qual é o problema? A Antropologia, pelo menos nesse aspecto, parece que anda melhor. Tem menos coceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário