domingo, 28 de agosto de 2011

Momento teórico


Difícil a situação. Três disciplinas no semestre, o que me coloca na posição de ter que sobreviver até dezembro para concluir os créditos em disciplinas. Daí é "só" ler e produzir o texto para a qualificação, no meio de 2012. A dificuldade mencionada consiste hoje em levar essas disciplinas, com compromissos externos de trabalho e sem bolsa. Isso significa estudar com um terço do tempo mínimo necessário para um desenvolvimento minimamente satisfatório. O que mais me atormenta, na verdade, é a definição do problema teórico e sua abordagem, que vêm sofrendo alteração a medida em que avanço nas disciplinas. Não encontro no modelo como a "ciência" está organizada, caminhos que julgo adequados à discussão que gostaria de levar. Anotei ciência entre aspas porque entendo que esse campo, unificado como querem, não existe. Prefiro tratar de linhas de pesquisa e, mais especificamente, de "pesquisadores" que, em torno de seus estudos conseguem reunir outros pesquisadores. Não tenho vocação para enfrentamentos desnecessários e, com isso, corro o risco de escrever uma dissertação como querem que eu faça, não como eu gostaria de ter feito. Nada demais, se considero tudo isso como um ritual de iniciação. Vou mudando o projeto, adequando-o, eliminando o que eu acho (que fique bem claro: sou eu aquele que acha) que a posposta tem de melhor. Não estou jogando nada fora. Guardo e depois (quem sabe com mais autoridade?) faço nova proposta, sob novas condições. De qualquer forma, tenho procurado responder e proceder a todas as leituras que me ordenam fazer. Seis das minhas lacunas conceituais, eu mesmo, ao longo da vida, neguei a "ciência", a razão como dona da casa do espírito... Tudo isso. Por outro lado, não escrevi um livro sobre minha concepção de mundo e de conchecimento. Então: abaixo e cabeça e trabalho, tornando meu texto "melhor", quero dizer, mais adequado. Se eu sobreviver não só até dezembro mas até o fim, terei duas vantagens, no mínimo: a) terei me iniciado na megera cartesiana e b) terei um título (apesar de que eu mesmo o negue - pelo menos o aceite com muita restrição).

Nenhum comentário:

Postar um comentário