sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Senhor João Pedro





João Pedro é um jovem senhor de uns 65 anos de idade e que trabalha como varredor numa empresa terceirizada que presta serviços à instituição em que eu mesmo trabalho. Costumo conversar com Seu João Pedro nos meus intervalos para fumar. Um dia ele me contou um pedaço de sua história: Nasceu em Monte Belo-MG, de onde saiu com 11 anos para ajudar a família, cortando cana, primeiro em Orlândia-SP e depois em Goianésia-GO. Nunca mais retornou à sua terra natal, nem fotografia nenhuma jamais viu de lá. Disse a ele que um dia, quando eu estivesse de férias e andando por aqueles lados, iria até Monte Belo, faria registros e levaria para ele. Acho que cumpri, pelo menos em parte, o compromisso, visitei a vila onde Seu João Pedro nasceu e estou levando lembranças para ele. As fotografias e filmes acho que adiantarão pouco, pois não sei qual é o seu nível de momória do lugar, nem o quanto a cidade mudou em mais de meio século. Deve estar para ele irreconhecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário