domingo, 12 de fevereiro de 2012

Missa das onze e meia

6º Domingo do Tempo Comum
12 de fevereiro de 2012

A bênção das mochilas

Um mundo de crianças com suas mochilas às costas. Mochilas novas ou já doídas de trabalhos anteriores foram hoje simbolicamente saudadas pela igreja, nesse tempo de volta às aulas. De repente.

Vai para mais de 40 anos.  A escola era para mim o próprio mundo. De alguma fórmula mágica eu concluía que era dali que o mundo saía. Tantas voltas o mundo dá, e hoje quase que penso do mesmo jeito.  Por outras vias, é bem verdade. Já próximo do amém, juro que acredito na necessidade daquele sonho. Ou, é preciso ter certeza do que ainda não aconteceu.  Como eu tinha, quando ia para a escola todos os dias, nem lembro se havia mochila.

Penso que é preciso, urgente, considerar com mais precisão o livro de Jó.  “Reconheço que tudo podes e que nenhum de teus desígnios fica frustrado. Quem é aquele que vela teus planos com propósitos sem sentido? Falei de coisas que não entendia, de maravilhas que me ultrapassam. (Escuta-me, que eu vou falar; interrogar-te-ei e tu me responderás). Eu te conhecia só de ouvir, mas agora ‘meus olhos te vêem’: por isso, retrato-me e faço penitência no pó e na cinza”.

2 comentários:

  1. Imagino o quanto deve ter sido emocionante essa benção das mochilas.
    Hoje, busquei no google uma imagem do jornal do Poste de S. J. Del Rei e por força da pesquisa entrei no seu blog. Que maravilha! Fiquei um bom tempo lendo seus textos e observando imagens.
    Parabéns por divulgar coisas tão simples de uma forma tão bela!

    ResponderExcluir
  2. Anabela Jardim!!
    Com um nome assim, me apareces falando de belezas e simplicidades?!
    Emocionado, me fazes lembrar do velho Voltaire, no final do "Candide": "Il faut cultiver notre jardin".
    Obrigado pela visita.
    Gilson.

    ResponderExcluir