sexta-feira, 6 de abril de 2012

As três mulheres I

"Pois tinha sido que eu acabava de sarar duma doença, e minha mãe feito promessa para eu cumprir quando ficasse bom: eu carecia de tirar esmola, até perfazer um tanto - metade para se pagar uma missa, em alguma igreja, metade para se pôr dentro duma cabaça bem tapada e breada, que se jogava no São Francisco, a fim de ir, Bahia abaixo, até esbarrar no Santuário do Santo Senhor Bom-Jesus da Lapa, que na beira do rio tudo pode. Ora, lugar de tirar esmola era no porto. Mãe me deu uma sacola. Eu ia, todos os dias" (Riobaldo, começando sua 'estória' em Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa).

O primeiro encontro com Diadorim terá como razão o cumprimento de uma promessa feita por uma mulher: sua (dele, Riobaldo) mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário