sábado, 9 de novembro de 2013

Leituras



Perplexidade. Ao menos uma das chaves acredito que já ter em mãos: o primeiro parágrafo do conto “Argila”, do Joyce a ilustra. Lá está escrito, na tradução de Hamilton Trevisan:
“Esses bolos pareciam inteiros, mas de perto via-se que tinham sido cortados em longas fatias muito finas (...)”. 

Aí está.

Raríssimas de minhas ideias resistem. A miopia me ilude: a boa visão para o perto projetava no longe a figuração do conjunto, nunca me deixando ver de verdade o que estava perto: o detalhe da parte, os pedaços que, juntos, aí sim... Os pedaços cortados “em longas fatias muito finas” eu realmente nunca os vi. Nem nos livros nem na vida. Tenho mudado, no entanto.  A esperança é de que a minha aplicação nesse trabalho de desmontagem de minha leitura por imagens, lendo o mundo ou desmontando textos, não me deixe sem recuperar o conjunto, em que pese deva ser naturalmente outro, no comentário. 





2 comentários:

  1. Existem livros surpreendentes que nos fazem rir dos enganos que fizemos ao fazer as compras literárias. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  2. :) As aparências enganam muito realmente...

    Bjinhos
    http://queriadeti.blogspot.pt/

    ResponderExcluir